BALEIAS-DE-BRYDE: UM PREDADOR GENERALISTA
Para entender a dinâmica do ecossistema que sustenta a presença de um grande consumidor generalista durante todo o ano, a Baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni brydei), foram realizadas análises de DNA e pesquisas sistemáticas de zooplâncton para investigar se mudanças sazonais e regionais nas comunidades de zooplâncton refletem na dieta das baleias .
Vinte e quatro amostras de zooplancton foram coletadas em três regiões do Golfo Hauraki, na Nova Zelândia, em diferentes estações do ano (verão e inverno), bem como 20 amostras de Baleias-de-bryde coletadas oportunisticamente.
Não foram encontradas evidências de que a dieta de Baleias-de-bryde mostre tendências sazonais ou regionais mas, ao contrário, indicou preferências claras por crustáceos (semelhantes a krill), copépodes, salpas e peixes com nadadeiras, independentemente da disponibilidade de alimento.
A presença das Baleias-de-bryde durante todo o ano no Golfo Hauraki está provavelmente associada aos padrões de distribuição e abundância desses itens-chave de presas.
Título: Multi-locus DNA metabarcoding of zooplankton communities and scat reveal trophic interactions of a generalist predator
Autores: E. L. Carroll, R. Gallego, M. A. Sewell, J. Zeldis, L. Ranjard, H. A. Ross, L. K. Tooman, R. O’Rorke, R. D. Newcomb & R. Constantine.
Foto ilustrativa: Bruna Pagliani
#VIVACiência
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAMamíferosAquáticos
#BaleiaDeBryde