Blog 8/09/2024

VIVA no Desafio BioAves: Conectando Ciência Cidadã e Conservação das Aves!

O VIVA Instituto Verde Azul, através do projeto VIVAves, teve a oportunidade de participar da 1ª edição do Desafio BioAves, promovido pelo Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio01). A equipe VIVAves escolheu dois locais de grande importância ecológica no município de Ilhabela (SP): a sede do VIVA Verde Azul, área florestal no bairro de Borrifos, localizado no extremo sul da ilha e borda do Parque Estadual de Ilhabela e o manguezal da Barra Velha, local de extrema relevância para aves costeiras e migratórias.

O principal objetivo dessa iniciativa foi realizar a observação de aves, registrar as diferentes espécies avistadas, o número de indivíduos e compartilhar essas informações com a comunidade científica e público em geral através da plataforma de Ciência Cidadã eBird, amplamente utilizada por observadores de aves ao redor do mundo.

Durante as atividades, foram registradas 165 indivíduos de 35 espécies diferentes, como a saíra-sapucaia (Stilpnia peruviana), sanhaço-de-encontro-amarelo (Thraupis ornata), martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona) e saracura-do-mague (Aramides mangle), distribuídas em 4 listas que estão disponíveis para consulta no eBird. Para quem deseja explorar os resultados detalhados, é possível visualizar o Relatório de Viagem criado diretamente na plataforma através deste link: https://ebird.org/tripreport/273350.

Agradecemos à equipe VIVAves pelo empenho e dedicação, assim como ao CRBio01 pelo convite e apoio na promoção da ciência cidadã e da conservação da biodiversidade local. Com ações como essa, fortalecemos o conhecimento e a proteção das aves, além de inspirar futuras gerações a se envolverem na conservação ambiental.

#VIVAInstitutoVerdeAzul #VIVAves #CRBio01 #DesafioBioAves #BioAves #eBird #CienciaCidada #Ilhabela #Aves #Borrifos #BirdWatching #Birds 

Ir para o topo